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31 de Outubro de 2020 - 

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#TrabalhoRemotoTJSP – Dicas saudáveis de ergonomia

Maus hábitos podem causar problemas de saúde.   O Tribunal de Justiça de São Paulo oferece dicas de ergonomia para auxiliar a manter o ambiente de teletrabalho longe da insalubridade. Não se pode perder de vista o cuidado com a saúde enquanto se trabalha. Você permanece mais de uma hora sentado em frente ao computador? O monitor está na altura correta? A cadeira que está usando é adequada para que mantenha a postura correta e confortável diante do computador? Observar esta e outras recomendações médicas é fundamental para evitar uma série de problemas de saúde.   Linha de visão Recomenda-se o ajuste o monitor para que fique na altura da visão, evitando assim tensão na região cervical, a curvatura de ombros e da coluna. “O computador deve ficar na altura dos olhos, evitando olhar para cima ou para baixo para trabalhar”, alertou a supervisora do Comitê Permanente de Insalubridade do TJSP (CPI-TJSP), Claudia Bastos.   Conforto A utilização de almofadas no assento e na região lombar traz conforto e ajuda a manter a postura. Além disso, os pés devem ficar apoiados no chão. “Pés tocando só a ponta ou pendurados devem ser evitados”, advertiu Claudia Bastos. “Se necessário, coloque um apoio para os pés.” Segundo a diretora da SGP 5 e médica do trabalho, Daniele Perroni Kalil, a altura da cadeira deve estar ajustada para os ombros não ficarem suspensos ou fletidos, mas sim relaxados. “Se o trabalho em sistema de home office se estender, o ideal seria procurar mobiliário específico e adequado, com ajustes de altura”, acrescentou a médica, que é integrante do CPI-TJSP.   Postura A orientação de Daniele Kalil é manter a coluna reta, com as costas apoiadas; os ombros devem estar relaxados e para trás, glúteos alinhados às costas, pernas paralelamente posicionadas para distribuição do peso e circulação do sangue. Portanto, trabalhar sentado no sofá, com o notebook no colo, está fora de cogitação. “Não há como manter a postura nessas condições”, ressaltou a médica. Claudia Bastos lembra ser importante que os antebraços estejam apoiados e não suspensos, bem como o punho ao manusear o mouse. “Os braços devem ser apoiados na mesa com os cotovelos em ângulo de 90°. Dessa forma não se força o punho”, disse.   Movimente-se A recomendação é levantar-se a cada 30 minutos ou uma hora, para aliviar dores, auxiliar a circulação sanguínea e movimentação de músculos e articulações. “Se souber, fazer alongamentos, ajuda muito”, acrescentou Cláudia Bastos. “E uma dica de saúde em geral: mantenha-se hidratado. Pelo menos dois litros de água por dia”.   A observação destas recomendações médicas para manter a ergonomia no ambiente de trabalho evita o desenvolvimento de fadiga, dores nos olhos e nas costas, além de doenças mais graves para quem já tem predisposição, tais como tenossinovite (inflamação dos tendões) e cifose torácica (má postura que afeta a respiração).   imprensatj@tjsp.jus.br   Siga o TJSP nas redes sociais: www.facebook.com/tjspoficial www.twitter.com/tjspoficial www.youtube.com/tjspoficial www.flickr.com/tjsp_oficial www.instagram.com/tjspoficial 
29/09/2020 (00:00)
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